O período Éon Pré-cambriano abrange a criação da Terra, há 4.6 bilhões de anos, sendo os primeiros fósseis dessa época foram registrados com 3.8 bilhões de anos.. Durante essa época ocorreram importantes mudanças em relação a composição do planeta.Alguns exemplos disso são: a formação de oceanos, da camada de ozônio, de recursos minerais, entre outros.
Diferentemente da atualidade, a Terra era um ambiente inóspito para tipos de vidas como a humana. Temperaturas altíssimas, tempestades que geraram intensas descargas elétricas e um ambiente anaeróbio, apesar de não formarem condições adequadas de vida para nossa espécie, possibilitam – de acordo com a Teoria Quimiossintética, ou então Evolução Química – o surgimento de moléculas orgânicas. Assim, iniciou-se a vida na Terra.
Seres anaeróbios tomaram o planeta, em uma atmosfera rica em gás carbônico e pobre em oxigênio. Esses tipos de vida consumiam recursos orgânicos e inorgânicos para a manutenção de suas próprias vidas, porém esses recursos ficavam cada vez mais escassos. Foi a partir desse momento que seres autótrofos se destacaram.
Os primeiros sinais de vida na Terra foram identificados na porção ocidental da Groenlândia. Com a capacidade de transformar energia, de recursos como gás carbônico, água e luz solar, estes eram autótrofos se adaptaram melhor às mudanças do ambiente. Aos poucos eles tomaram o controle dos primeiros tipos de vida da Terra, e transformaram a atmosfera anaeróbia em uma rica em oxigênio. Um dos principais impactos disso foi a criação da camada de ozônio, que diminuiu a incidência de radiação dos raios ultravioletas na crosta terrestre.
Outro impacto da evolução dos seres vivos e mudança da atmosfera e composição da Terra foi o surgimento de seres com células eucariontes. De acordo com a teoria endossimbiótica, cloroplastos e mitocôndrias (organelas celulares), evoluíram-se em células procariotas dentro de seres procariontes maiores. Além disso, cientistas possuem registros de cianobactérias vivendo naquela época.
Neste éon temos as divisões entre os períodos:
- Hadeano (4,57 bilhões de anos atrás) : período de formação do planeta, uma massa incandescente com rios de rocha dissolvida, vulcões em erupção e grande quantidade de enxofre. A atmosfera era primitiva composta por nitrogênio, amônia, hidrogênio, monóxido de carbono, metano e vapor de água.
- Arqueano (3,8 bilhões de anos atrás) : a maior parte das rochas haviam sido resfriadas com as chuvas e condensamento da água para formar o oceano, porém erupções eram constantes e formavam diversas ilhas que continuavam se movimentando e chocando dando origem aos continentes.
- Proterozoico (2,5 bilhões de anos atrás) : já haviam se formado dois grandes continentes. Foi o período mais longo, durando cerca de 2 bilhões de anos. Iniciou a formação de seres pluricelulares e extinção das bactérias anaeróbias, devido a grande quantidade de oxigênio liberada pelas novas bactérias formadas no fim do período arqueano.
Feito por: Gabriel Costa, Pedro Henrique e Philippos Leonidas
Fontes
BRÖCKELMANN, Rita Helena. Conexões com a Biologia 3. “Éon Pré-cambriana e a era Paleozóica". Editora Moderna. São Paulo, 2013
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-Cambriano> Acesso em 26/11/2017
<https://www.todamateria.com.br/pre-cambriano/> Acesso em 26/11/2017
<https://www.infoescola.com/geografia/pre-cambriano/> Acesso em 26/11/2017
No momento em que os seres autótrofos começaram a popular a Terra e uma grande quantidade de oxigênio criou uma atmosfera mais "amigavel" para os seres vivos q nos convivermos no dia a dia ou conhecemos em geral. Esses será aerobios, atualmente, tem importante papel no planetas principalmente na crosta terrestre.
ResponderExcluirNunca iria saber que a terra na foi uma grande bola de lava e fogo
ResponderExcluirInteressante
ResponderExcluirConcordo
ExcluirA cada mudança uma característica nova para a Terra !!
ResponderExcluir