Pular para o conteúdo principal

Éon Pré-Cambriano

O período Éon Pré-cambriano abrange a criação da Terra, há 4.6 bilhões de anos, sendo os primeiros fósseis dessa época foram registrados com 3.8 bilhões de anos.. Durante essa época ocorreram importantes mudanças em relação a composição do planeta.Alguns exemplos disso são: a formação de oceanos, da camada de ozônio, de recursos minerais, entre outros.

Diferentemente da atualidade, a Terra era um ambiente inóspito para tipos de vidas como a humana. Temperaturas altíssimas, tempestades que geraram intensas descargas elétricas e um ambiente anaeróbio, apesar de não formarem condições adequadas de vida para nossa espécie, possibilitam – de acordo com a Teoria Quimiossintética, ou então Evolução Química – o surgimento de moléculas orgânicas. Assim, iniciou-se a vida na Terra.

Seres anaeróbios tomaram o planeta, em uma atmosfera rica em gás carbônico e pobre em oxigênio. Esses tipos de vida consumiam recursos orgânicos e inorgânicos para a manutenção de suas próprias vidas, porém esses recursos ficavam cada vez mais escassos. Foi a partir desse momento que seres autótrofos se destacaram.

Os primeiros sinais de vida na Terra foram identificados na porção ocidental da Groenlândia. Com a capacidade de transformar energia, de recursos como gás carbônico, água e luz solar, estes eram autótrofos se adaptaram melhor às mudanças do ambiente. Aos poucos eles tomaram o controle dos primeiros tipos de vida da Terra, e transformaram a atmosfera anaeróbia em uma rica em oxigênio. Um dos principais impactos disso foi a criação da camada de ozônio, que diminuiu a incidência de radiação dos raios ultravioletas na crosta terrestre.

Outro impacto da evolução dos seres vivos e mudança da atmosfera e composição da Terra foi o surgimento de seres com células eucariontes. De acordo com a teoria endossimbiótica, cloroplastos e mitocôndrias (organelas celulares), evoluíram-se em células procariotas dentro de seres procariontes maiores. Além disso, cientistas possuem registros de cianobactérias vivendo naquela época.

Neste éon temos as divisões entre os períodos:
  • Hadeano (4,57 bilhões de anos atrás) : período de formação do planeta, uma massa incandescente com rios de rocha dissolvida, vulcões em erupção e grande quantidade de enxofre. A atmosfera era primitiva composta por nitrogênio, amônia, hidrogênio, monóxido de carbono, metano e vapor de água.



  • Arqueano (3,8 bilhões de anos atrás) : a maior parte das rochas haviam sido resfriadas com as chuvas e condensamento da água para formar o oceano, porém erupções eram constantes e formavam diversas ilhas que continuavam se movimentando e chocando dando origem aos continentes.


  • Proterozoico (2,5 bilhões de anos atrás) : já haviam se formado dois grandes continentes. Foi o período mais longo, durando cerca de 2 bilhões de anos. Iniciou a formação de seres pluricelulares e extinção das bactérias anaeróbias, devido a grande quantidade de oxigênio liberada pelas novas bactérias formadas no fim do período arqueano.




Feito por: Gabriel Costa, Pedro Henrique e Philippos Leonidas
Fontes


BRÖCKELMANN, Rita Helena. Conexões com a Biologia 3. “Éon Pré-cambriana e a era Paleozóica". Editora Moderna. São Paulo, 2013

Comentários

  1. No momento em que os seres autótrofos começaram a popular a Terra e uma grande quantidade de oxigênio criou uma atmosfera mais "amigavel" para os seres vivos q nos convivermos no dia a dia ou conhecemos em geral. Esses será aerobios, atualmente, tem importante papel no planetas principalmente na crosta terrestre.

    ResponderExcluir
  2. Nunca iria saber que a terra na foi uma grande bola de lava e fogo

    ResponderExcluir
  3. A cada mudança uma característica nova para a Terra !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Processos de especiação

exemplo de processo de especiação    As especiações podem ser entendidas como processos que levam à formação de novas espécies. Elas ocorrem em virtude das diferenças surgidas no genoma de populações diferentes de uma mesma espécie que ocasionaram o isolamento reprodutivo e, consequentemente, o aparecimento de duas espécies diferentes. O isolamento reprodutivo consiste na incapacidade de os indivíduos trocarem os genes através do cruzamento.          O processo evolutivo envolve dois mecanismos de especiação: a anagênese e a cladogênese.  Anagênese (ana = para cima; gênesis = origem): representa a progressiva evolução de caracteres que surgem ou se modificam, alterando a freqüência genética de uma população. Portanto, uma inovação orgânica, favorável ou desfavorável, selecionada e adaptada ao ambiente. Geralmente se estabelecem por eventos relacionados à mutação e permutação em cromossomos homólogos.  Cladogênes...

Era Cenozoica

V ocê deve se lembrar daquele filme do mamute que via quando era criança, 'A Era do Gelo'. Pois bem, você deve estar se perguntando "o que uma animação infantil tem há ver com o nosso tema?", e eu o respondo: TUDO! No filme 'A Era do Gelo',  podemos ver que haviam mamutes, tigres dente-de-sabre, humanos, entre vários outros, todos vivendo na mesma época. Bem, essa época em questão é conhecida como Era Cenozoica e começou há 65,5 milhões de anos, com a extinção dos dinossauros, e dura até hoje. Depois da extinção dos dinossauros, chegou a vez dos mamíferos dominarem a Terra. Grandes gimnospermas (aquelas plantas grandes sem fruto), surgiram e se espalharam pela superfície terrestre. O mundo, novamente, teve outra grande mudança. Agora vamos para a parte mais interessante (ou não): o surgimento dos seres humanos! Surgindo há 200 mil anos atrás, nós, humanos, talvez sejamos a espécie que mais impactou a estrutura da Terra (seja por bem, ou por mal). C...