Pular para o conteúdo principal

Era Cenozoica

Você deve se lembrar daquele filme do mamute que via quando era criança, 'A Era do Gelo'. Pois bem, você deve estar se perguntando "o que uma animação infantil tem há ver com o nosso tema?", e eu o respondo: TUDO!

No filme 'A Era do Gelo',  podemos ver que haviam mamutes, tigres dente-de-sabre, humanos, entre vários outros, todos vivendo na mesma época. Bem, essa época em questão é conhecida como Era Cenozoica e começou há 65,5 milhões de anos, com a extinção dos dinossauros, e dura até hoje.

Depois da extinção dos dinossauros, chegou a vez dos mamíferos dominarem a Terra. Grandes gimnospermas (aquelas plantas grandes sem fruto), surgiram e se espalharam pela superfície terrestre. O mundo, novamente, teve outra grande mudança.

Agora vamos para a parte mais interessante (ou não): o surgimento dos seres humanos! Surgindo há 200 mil anos atrás, nós, humanos, talvez sejamos a espécie que mais impactou a estrutura da Terra (seja por bem, ou por mal). Começando apenas como simples primatas que caçavam pra sua subsistência, os seres humanos enfrentavam enormes mamiferos —como os mamutes—, para conseguirem alimento. Mas tudo mudou quando passamos a utilizar a natureza a nosso favor, através da criação de ferramentas e do domínio do fogo.

Não é muito fácil resumir 66 milhões de anos em algumas linhas, mas, mesmo assim, esse artigo pode o ajudar a entender melhor o que é a Era Cenozóica e os eventos que aconteceram nela, desde sua origem, até os tempos atuais. Continuem com seus estudos, pequenos geólogos.

Comentários

  1. A extinção dos dinossauros foi muito importante para a humanidade como vemos hoje. Isso se deve ao fato de mamíferos terem conseguido se adaptar melhor animação ambiente inóspito que causou a extinção de dinossauros.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante como filmes da infância ensinam sobre evolução

    ResponderExcluir
  3. A era do gelo é um filme fantástico agora terei de conferi-lo novamente !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Processos de especiação

exemplo de processo de especiação    As especiações podem ser entendidas como processos que levam à formação de novas espécies. Elas ocorrem em virtude das diferenças surgidas no genoma de populações diferentes de uma mesma espécie que ocasionaram o isolamento reprodutivo e, consequentemente, o aparecimento de duas espécies diferentes. O isolamento reprodutivo consiste na incapacidade de os indivíduos trocarem os genes através do cruzamento.          O processo evolutivo envolve dois mecanismos de especiação: a anagênese e a cladogênese.  Anagênese (ana = para cima; gênesis = origem): representa a progressiva evolução de caracteres que surgem ou se modificam, alterando a freqüência genética de uma população. Portanto, uma inovação orgânica, favorável ou desfavorável, selecionada e adaptada ao ambiente. Geralmente se estabelecem por eventos relacionados à mutação e permutação em cromossomos homólogos.  Cladogênes...

Éon Pré-Cambriano

O período Éon Pré-cambriano abrange a criação da Terra, há 4.6 bilhões de anos, sendo os primeiros fósseis dessa época foram registrados com 3.8 bilhões de anos.. Durante essa época ocorreram importantes mudanças em relação a composição do planeta.Alguns exemplos disso são: a formação de oceanos, da camada de ozônio, de recursos minerais, entre outros. Diferentemente da atualidade, a Terra era um ambiente inóspito para tipos de vidas como a humana. Temperaturas altíssimas, tempestades que geraram intensas descargas elétricas e um ambiente anaeróbio, apesar de não formarem condições adequadas de vida para nossa espécie, possibilitam – de acordo com a Teoria Quimiossintética, ou então Evolução Química – o surgimento de moléculas orgânicas. Assim, iniciou-se a vida na Terra. Seres anaeróbios tomaram o planeta, em uma atmosfera rica em gás carbônico e pobre em oxigênio. Esses tipos de vida consumiam recursos orgânicos e inorgânicos para a manutenção de suas próprias vidas, porém e...