- Período Triássico: Nesse período os répteis se diversificaram e se dividiram e novas espécies surgiram tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres. Surgiram espécies voadoras, alguns mamíferos e invertebrados como moluscos e equinodermos.
- Período Jurássico: Nesse período os dinossauros se diversificaram em grande escala. Eles existiam desde com o tamanho de uma galinha até 10 metros de altura. Eles dominavam a terra nesse período.
- Período Cretáceo: Laurásia e Gondwana encontravam-se completamente separados e o oceano atlântico estava formado. Com o clima quente e úmido da terra causado pela surgimento do oceano, surgiram as angiospermas. No final dessa era aconteceu a grande extinção que pôs fim a 76% das espécies, incluindo invertebrados, plantas e dinossauros.
Referências:
HELENA BROCKELMANN, Rita (Org.). Conexões com a biologia. 1ª. ed. São Paulo: Moderna, 2013. 140 a 143 p.
Acho q o motivo de tantas extinções de espécies se dá pelo fato de muitas mudanças ocorreram na Terra. Os seres vivos que não conseguiram se adaptar ao novo ambiente foram "eliminados" no processo de seleção natural.
ResponderExcluirEntão foi assim que surgiram os dinossauros e quando
ResponderExcluirEssas mudanças foram deveras drásticas, mas foram necessárias para que na era cenozoica pudéssemos começar a evoluir
ResponderExcluir